Vol. 13, n. 1, 2017

TRAVESSIAS INTERATIVAS - VOLUME XIII
1º SEMESTRE/2017

Treze Travessias

A Revista de Letras Travessias Interativas apresenta seu décimo terceiro volume e nós, editores, estamos felizes pela jornada contínua, um percurso entrelaçado por empenho e persistência que nos permitirá ir muito além de treze Travessias.  De temática livre, esta edição reúne artigos que versam sobre questões da teoria literária e da linguística aplicada, além de textos que atravessam os diferentes gêneros literários. Integram o número, por fim, uma resenha e um artigo de iniciação científica.

Iniciamos pelos domínios da teoria literária, desenvolvendo (mais) um pouco a concepção de intertextualidade com o artigo “Nos olhos de quem vê: (mais) algumas considerações sobre o conceito de intertextualidade”, de Álvaro Hattnher (UNESP/São José do Rio Preto). Concentrando-se na ideia de intertextualidade como ocorrência que só se manifesta por meio de uma especificidade do olhar, o trabalho propõe uma reavaliação de seus contornos teóricos, com especial atenção às proposições hoje clássicas de Laurent Jenny (1979). Os dois próximos artigos consideram tópicos da linguística aplicada. Os autores Luís Cláudio Dallier Saldanha e Milca Tscherne (UNESA/Rio de Janeiro), em “Linguagem, nova retórica e violência verbal nas redes sociais”, demonstram como a agressividade verbal nas redes sociais impõe desafios educacionais que tocam desde a relação entre linguagem e violência, até a dimensão argumentativa da língua e o respeito à diversidade e à pluralidade. No horizonte das línguas estrangeiras, Melissa Alves Baffi-Bonvino (UNESP/ São José do Rio Preto) com o texto “O papel do vocabulário na observação do efeito retroativo em um contexto de preparação para a certificação internacional de proficiência”, aponta a falta de proficiência e certificação em língua inglesa por parte de estudantes brasileiros como um dos principais obstáculos para o ingresso em programas como o Ciência Sem Fronteiras. Assim, o artigo tem como objetivo investigar o impacto exercido pelo exame IELTS em um curso preparatório voltado à certificação de proficiência com vistas à mobilidade estudantil promovida pelos referidos programas.

O romance é o primeiro gênero literário abordado nesta edição no artigo “As implicações da consciência do herói em O Ateneu: crônicas de saudades, de Raul de Pompeia”. Paulo Ricardo Moura da Silva (UNESP/São José do Rio Preto) discute as implicações tensivas que a construção do herói nesse romance coloca em jogo diante das reflexões desenvolvidas por Georg Lukács sobre o herói problemático. A poesia dá continuidade às análises literárias. Alexandre de Melo Andrade (UFS/São Cristóvão) considera como Novalis, poeta com projeção significativa na arte e no pensamento dos vários romantismos, desenvolveu o tema da natureza tanto na poesia como na prosa em “Novalis: A divinização da natureza”. As diferentes perspectivas sobre modernidade na poesia de Charles Baudelaire e T. S. Eliot é o assunto em “A modernidade e o tema da multidão em Baudelaire e Eliot”, de Elis Regina Fernandes Alves (UFAM-IEAA/Humaitá). O texto de André Luiz do Amaral (UNESP/São José do Rio Preto), “Experiência, experimentação e experimentalismo na poesia moderna”, sustentado pelas leituras de Theodor W. Adorno e Walter Benjamin, propõe uma discussão acerca das relações entre experiência estética, experimentação e experimentalismo na modernidade. Na sequência, o denominador comum dos dois artigos seguintes é o estudo de contos de autores brasileiros. “A hora e a vez, no conto A hora e a vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa”, de Clarissa Loureiro Marinho Barbosa (UPE/Petrolina) e Carlos Eduardo Japiassú de Queiroz (UFS/São Cristovão), discute como o autor, ao recriar a relação do brasileiro com o catolicismo popular, reinventa a relação filosófica do homem com a religião, demonstrando como a prosa de Guimarães Rosa transita de uma discussão local para uma global, quando aborda medos e anseios humanos. Os contos “Minha mãe” e “Cumplicidade” são o objeto de análise em “A narrativa do olhar: visualidade e cegueira nos contos de Victor Giudice”, de Paulo de Andrade (UNESP/Araraquara), que pretende evidenciar como, ao se utilizar das imagens visuais, os narradores refletem sobre falso moralismo e hipocrisias sociais.  Os artigos sobre teatro,Vereda da salvação, de Jorge de Andrade”, de Afonso Henrique Fávero (UFS/São Cristóvão) e “Da Irlanda para o irlandês: Um percurso des(estruturador) da identidade nacional em The Plough and the Stars”, de Claudia Parra (UNESP/São José do Rio Preto), completam o ciclo de textos sobre literatura. No primeiro, uma análise da peça de Jorge Andrade, o autor procura apontar como o dramaturgo reproduz literariamente os descompassos de um universo convulso, levando em consideração o conjunto de sua dramaturgia. No segundo, tendo em conta o cenário político irlandês do início do século XX, a autora faz uma leitura de The Plough and the Stars, de Sean O’Casey, propondo reflexões acerca da identidade feminina e da retórica nacionalista irlandesa.

Fernando Aparecido Poiana (UNESP/São José do Rio Preto) avança um pouco mais nos caminhos da literatura irlandesa em “Seamus Heaney: Imaginação, reelaboração e intervenção”, uma resenha sobre o livro póstumo do poeta norte-irlandês Seamus Heaney, New Selected Poems (1988-2013), publicado em 2014. E, finalizando, na seção de iniciação científica, Kaio Victor dos Santos Ribeiro (UFS/São Cristóvão), sob orientação da Prof. Dr. Alexandre de Melo Andrade (UFS/São Cristóvão), faz uma apresentação de aspectos marcantes da obra ainda pouco conhecida Poemas nunca publicados de Caio Fernando Abreu, em “Aspectos da poesia de Caio Fernando Abreu”.

Muitas pessoas se envolveram na criação desta nossa décima terceira revista, e a elas somos gratos. Temos certeza de que a multiplicidade dos olhares teóricos e analíticos aqui apresentados propiciarão aos leitores uma proveitosa e agradável travessia pelo mundo das Letras.

 

Prof. Dr. Alexandre de Melo Andrade - UFS/São Cristóvão
Profa. Ma. Cláudia Parra - FATEC/Bebedouro
Prof. Me. Leonardo Vicente Vivaldo - UNIESP/Ribeirão Preto
Prof. Dra. Valéria da Fonseca Castrequini - UNIESP/Ribeirão Preto

(Editores)


NOS OLHOS DE QUEM VÊ: (MAIS) ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE INTERTEXTUALIDADE

THROUGH THE EYES OF THE BEHOLDER: (SOME MORE) CONSIDERATIONS ON THE CONCEPT OF INTERTEXTUALITY

- Alvaro HATTNHER

 

RESUMO: Este trabalho procura discutir questões gerais e específicas sobre o conceito de intertextualidade, apresentando não só um breve quadro sobre a evolução do uso do conceito como elemento operacional em Estudos Literários, mas também uma reavaliação de seus contornos teóricos, com especial atenção às proposições hoje clássicas de Laurent Jenny (1979). A ideia principal que se desenvolve aqui é a de intertextualidade como ocorrência que só se manifesta por meio de uma especificidade do olhar. Além disso, são feitas algumas considerações sobre a importância dos intertextos para as novas arquiteturas textuais ou neonarrativas.

PALAVRAS-CHAVE: Intertextualidade. Leitor. Dialogismo. Neonarrativa.

ABSTRACT: General and specific issues around the concept of intertextuality are discussed. A brief description of the evolution of that concept is presented as well as a reappraisal of its theoretical outline with focus on Laurent Jenny’s propositions (1979). The man idea introduced here is that of intertextuality as a textual occurrence that can only be seen through the eyes of the beholder.

KEYWORDS: Intertextuality. Reader. Dialogism. Neonarrative.


LINGUAGEM, NOVA RETÓRICA E VIOLÊNCIA VERBAL NAS REDES SOCIAIS

LANGUAGE, NEW RHETORIC AND VERBAL AGGRESSIVENESS IN SOCIAL NETWORK

- Luís Cláudio Dallier SALDANHA
- Milca TSCHERNE

 

RESUMO: A agressividade verbal nas redes sociais ou mídias digitais impõe desafios educacionais que devem levar em conta o exame da relação entre linguagem e violência, além da contribuição dos estudos da Nova Retórica e da Teoria da Argumentação para a construção de práticas de escrita e leitura que privilegiem o diálogo, a dimensão argumentativa da língua e o respeito à diversidade e à pluralidade.

PALAVRAS-CHAVE: Nova Retórica. Argumentação. Mídias digitais. Redes sociais.

ABSTRACT: Verbal agression in digital and social media presents an educational challenge that must take into account the relationship between language and violence, alongside contributions from New Rethorical and Argumentation Theory studies to build up practices of writing and reading that will privilege dialogue, the argumentative dimension of language and respect for diversity and plurality.

KEYWORDS: New Rethorical. Argumentation. Digital and social media.


O PAPEL DO VOCABULÁRIO NA OBSERVAÇÃO DO EFEITO RETROATIVO EM UM CONTEXTO DE PREPARAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE PROFICIÊNCIA

THE ROLE OF THE VOCABULARY INVOLVED IN THE WASHBACK EFFECT IN A PREPARATORY COURSE FOR INTERNATIONAL CERTIFICATION OF PROFICIENCY

- Melissa Alves BAFFI-BONVINO

 

RESUMO: Um dos principais entraves encontrados por estudantes brasileiros que pretendem participar de programas desenvolvidos no exterior, como o Ciência Sem Fronteiras e o Idioma sem Fronteiras, é a falta de proficiência em língua inglesa e, consequentemente, a ausência de uma certificação internacional que comprove a competência do candidato nas quatro habilidades linguísticas. Ampliando-se o foco para a influência que um exame de proficiência exerce no processo de ensino e aprendizagem, o efeito retroativo, este artigo tem como objetivo investigar o impacto exercido pelo exame IELTS em um curso preparatório voltado à certificação de proficiência com vistas à mobilidade estudantil promovida pelos referidos programas. Este estudo se justifica por juntar-se às pesquisas nacionais e internacionais na área de avaliação em língua estrangeira, tendo como foco principal o vocabulário como um dos aspectos principais da proficiência linguística. Objetiva-se contribuir para que os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, sejam eles alunos, professores ou examinadores, se conscientizem dos aspectos envolvidos em contextos que consideram a importância de uma proficiência apropriada, aquela para fins de uso futuro de uma língua estrangeira.

PALAVRAS-CHAVE: Proficiência. Vocabulário. Efeito Retroativo. Certificação Internacional.

ABSTRACT: One of the major constraints encountered by Brazilian students who want to participate in programs developed abroad, such as Science Without Borders and Language without Borders, is the lack of proficiency in English and, consequently, the lack of an international certification that proves a candidate’s competence in the four language skill domains. Expanding the focus for the influence of language proficiency exams on the teaching and learning process, the washback effect, this article aims to investigate the impact of IELTS exam on a preparatory course aimed at the certification of proficiency toward student mobility offered by these programs. This study is justified by the eventually increasing research in the area of language assessment, focusing primarily on vocabulary as one of the main aspects of language proficiency. It is intended to help those involved in the teaching and learning process of foreign languages, whether they are students, teachers or examiners, become aware of the aspects involved in contexts that consider the importance of appropriate proficiency, that for the future use of a foreign language.

KEYWORDS: Language Proficiency. Vocabulary. Washback Effect. International Certification.


AS IMPLICAÇÕES DA CONSCIÊNCIA DO HERÓI EM O ATENEU: CRÔNICAS DE SAUDADES, DE RAUL POMPEIA

THE IMPLICATIONS OF HERO’S CONSCIOUSNESS IN ATENEU: CRÔNICAS DE SAUDADES, BY RAUL POMPEIA

- Paulo Ricardo Moura da SILVA

 

RESUMO: O presente artigo busca discutir as implicações tensivas que a construção do herói do romance O Ateneu: crônica de saudades, de Raul Pompeia, coloca em jogo diante das reflexões desenvolvidas por Georg Lukács sobre o herói problemático, no que diz respeito, principalmente, à relação do herói do romance realista brasileiro ser uma criança, que é retirada do seio familiar para ingressar no ambiente escolar, e a consciência da problematização que vivencia como conflito a relação do herói com o mundo exterior e consigo próprio, fundamental à concepção de herói problemático.

PALAVRAS-CHAVE: Romance moderno. Herói problemático. Consciência.

ABSTRACT: The present chapter seeks to discuss the tensions that the construction of the hero in the novel O Ateneu: crônica de saudades, by Raul Pompeia, places in the face of the reflections developed by Georg Lukács on the problematic hero, with respect mainly to the relationship of the hero in the Brazilian realist novel be a child who is taken from his family to enter the school environment and the consciousness of problematization that he experiences as a conflict the relationship of the hero with the outside world and with himself, fundamental to the conception of problematic hero.

KEYWORDS: Modern novel. Problematic hero. Consciousness.


NOVALIS: A DIVINIZAÇÃO DA NATUREZA

NOVALIS: THE DIVINIZATION OF NATURE

- Alexandre de Melo ANDRADE

 

RESUMO: Novalis integrou o grupo que se formou em torno da revista Athenäum, em Jena, no final do século XVIII. Leitor de uma tradição romântica que se estabelecia na Alemanha, o poeta teve projeção significativa na arte e no pensamento dos vários romantismos, principalmente no que diz respeito à abordagem de uma natureza divinizada e de uma linguagem altamente poética, mesmo no texto em prosa. Neste artigo, trataremos do tema da natureza na obra de Novalis, principalmente em Os discípulos em Saïs.

PALAVRAS-CHAVE: Novalis. Natureza. Poesia. Romantismo.

ABSTRACT: Novalis joined the group that formed around the magazine Athenäum, in Jena, in the late eighteenth century. A reader of a romantic tradition established in Germany, the poet had a significant projection in the art and thought of the various romanticisms, especially as regarding the approach to a divinized nature and a highly poetic language, even in the prose text. In this article, we will deal with the theme of nature in Novalis’ work, especially in Os discípulos em Saïs.

KEYWORDS: Novalis. Nature. Poetry. Romanticism.


A MODERNIDADE E O TEMA DA MULTIDÃO EM BAUDELAIRE E ELIOT

THE MODERNITY AND THE THEME OF THE CROWD IN BAUDELAIRE AND ELIOT

- Elis Regina Fernandes ALVES

 

RESUMO: Este trabalho analisa como Charles Baudelaire e T. S. Eliot entendem a modernidade e tematizam a multidão e os temas a ela relacionados em seus poemas. Como referencial teórico, utilizo os aportes de Gumbrecht (1998), Nunes (1993), Calinescu (1999), para abordagem da modernidade, e estudiosos de Baudelaire e Eliot, como Junqueira (2014), Unger (1961), Wilson (1967), Calasso (2012), Hamburger (2007), Friedrich (1991), Benjamin (1989), dentre outros. Conclui-se que os poetas encaram de modo diferente a multidão: em Baudelaire, há certa busca por comunhão entre a multidão, na qual os homens buscam se comunicar; enquanto em Eliot, a multidão é desoladora, os homens nela se veem apartados e incomunicáveis.

PALAVRAS-CHAVE: Charles Baudelaire. T. S. Eliot. Modernidade. Multidão.

ABSTRACT: This paper analyzes how Charles Baudelaire and T. S. Eliot understand the modernity and thematize the crowd and the themes related to it in their poems. As theoretical reference, I use the contributions of Gumbrecht (1998), Nunes (1993), Calinescu (1999), to approach the modernity, and Baudelaire and Eliot scholars such as Junqueira (2014), Unger (1961), Wilson (1967), Calasso (2012), Hamburger (2007), Friedrich (1991), Benjamin (1989), among others. It is concluded that the poets face the crowd differently: in Baudelaire, there is a certain search for communion among the crowd, in which men seek to communicate, while in Eliot the crowd is desolating, the men in it are separated and incommunicable.

KEYWORDS: Baudelaire. Eliot. Modernity. Crowd.


EXPERIÊNCIA, EXPERIMENTAÇÃO E EXPERIMENTALISMO NA POESIA MODERNA

EXERIENCE, EXPERIMENTATION AND EXPERIMENTALISM IN MODERN POETRY

- André Luiz do AMARAL

 

RESUMO: A partir de uma noção ampla de poesia experimental, emprestada de poetas como Herberto Helder e Wallace Stevens, este artigo discute as relações entre experiência estética, experimentação e experimentalismo na modernidade. Sustentada pelas leituras de Theodor W. Adorno e Walter Benjamin, a reflexão se faz entre avanços e recuos, de Baudelaire e Rilke, e deles a Mallarmé, para voltar, enfim, ao experimentalismo dos anos 1960 como um movimento tributário da Modernidade do século XIX e como último suspiro das vanguardas no século XX.

PALAVRAS-CHAVE: Poesia. Modernidade. Poesia experimental. Vanguarda.

ABSTRACT: From a broad notion of experimental poetry, borrowed from poets such as Herberto Helder and Wallace Stevens, this article discusses the relationship between aesthetic experience, experimentation and experimentalism within the Modernity. Supported by readings of Theodor Adorno and Walter Benjamin, the considerations are made in-between advances and retreats, from Baudelaire to Rilke, and from them to Mallarmé, to return, finally, to the experimentalism of the 1960’s as a tributary movement of the nineteenth-century Modernity and as the last breath of the avant-gardes in the twentieth century.

KEYWORDS: Poetry. Modernity. Experimental Poetry. Avant-Garde.


A HORA E A VEZ, NO CONTO A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA, DE GUIMARÃES ROSA

THE TIME AND DE TURN, IN THE STORY A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA, BY GUIMARÃES ROSA

- Clarissa Loureiro Marinho BARBOSA
- Carlos Eduardo Japiassú de QUEIROZ

 

RESUMO: Este trabalho se propõe a estabelecer um estudo sobre o conto A hora e a vez de Augusto Matraga, buscando discutir como Guimarães Rosa, ao recriar a relação do brasileiro com o catolicismo popular, reinventa a relação filosófica do homem com a religião. Para tanto, observa-se o desenvolvimento existencial de Nhô Augusto, de sua condição de homem violento e impetuoso, para uma nova situação de Augusto Matraga, de personalidade religiosa e resignada. Assim, este artigo detém-se em analisar como o protagonista gradativamente vai se desvinculando de códigos de honra nordestinos para incorporar uma postura filosófica universal sobre a relação entre a vida e a morte na trajetória humana. A base da reflexão deste artigo é a crença popular de que o momento da morte pode ser “a hora e a vez” da redenção de um homem, sendo abordada como o clímax da narração e de renovação da personagem. Pretende-se, portanto, verificar a trajetória de transformação existencial do protagonista, desde a circunstância de pré-morte até sua consolidação, para se compreender como a prosa de Guimarães Rosa transita de uma discussão local para uma global, quando aborda medos e anseios humanos.

PALAVRAS-CHAVE: Catolicismo popular. Jagunçagem. Sagarana. Reflexão filosófica.

ABSTRACT: This study aims to establish a study about the short story "The time and the turn of Augusto Matraga" discussion how Guimarães Rosa, recreating the brazilian perspective of popular Catholicism, reinvents the philosophical relationship between man and religiont is studied the existential development of Nho Augusto, his status as violent and impetuous man, to a new situation of religious and resigned personality as Augusto Matraga. Thus, this article focuses on analyzing how the protagonist will gradually disengaging from Northeastern honor codes to incorporate a universal philosophical stance on the relationship between life and death in human history. The foundation of this article is the popular belief that the time of death may be "the time and the turn" of redemption for a man, being approached as the climax of the story and renewal of the character. It is intended, therefore, to verify the existential transformation trajectory of the protagonist from the fact of his pre-death until  his consolidation to understand how the prose of Guimaraes Rosa transitions from a local discussion to a global one, when approaching human fears and yearnings.

KEYWORDS: Popular Catholicism. Jagunçagem. Sagarana. Philosophical reflection.


A NARRATIVA DO OLHAR: VISUALIDADE E CEGUEIRA NOS CONTOS DE VICTOR GIUDICE

THE NARRATIVE OF THE GAZE: VISUALITY AND BLINDNESS IN VICTOR GIUDICE’S TALES

- Paulo ANDRADE

 

RESUMO: O presente artigo pretende analisar dois contos de Victor Giudice, “Minha mãe” e “Cumplicidade”, ambos publicados em Salvador janta no Lamas (1989), para mostrar como o autor adota a focalização externa para ressaltar os quadros imagéticos. O que está sendo narrado é uma imagem captada pelo olhar de narradores observadores que se limitam a descrever, seja como um narrador homodiegético, que narra uma experiência, se valendo da memória, seja como um narrador heterodiegético, que observa e descreve os eventos em sua superfície, graças ao uso da focalização externa. Mostraremos como os narradores se utilizam das imagens visuais para refletir sobre o falso moralismo e as hipocrisias sociais dos personagens.

PALAVRAS-CHAVE: Focalização. Visualidade. Cegueira. Victor Giudice. Narrativa contemporânea.

ABSTRACT: This article seeks to analyze two stories by Victor Giudice, "Minha mãe" and "Cumplicidade" – both published in Salvador janta no Lamas (1989) – in order to show how the author adopts external focus to highlight the images. What is being narrated is an image captured by the gaze of observing narrators who simply describe it, either as a homodiegetic narrator who narrates an experience by using memory, or as a heterodiegetic narrator who observes and describes events through external focusing. The objective is to point out how the narrators make use of visual images to reflect on the false moralism and the social hypocrisies of the characters.

KEYWORDS: Focalization. Visuality. Blindness. Victor Giudice. Contemporary narrative.


VEREDA DA SALVAÇÃO, DE JORGE ANDRADE

VEREDA DA SALVAÇÃO, BY JORGE ANDRADE

- Afonso Henrique FÁVERO

 

RESUMO: A peça teatral de Jorge Andrade, Vereda da salvação, traz em sua temática dicotomias resultantes da estrutura social brasileira. Procura-se aqui apontar a maneira como o autor reproduz literariamente os descompassos daquele universo convulso, levando em consideração o conjunto de sua dramaturgia.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro Brasileiro. Jorge Andrade. Vereda da salvação.

ABSTRACT: The play by Jorge Andrade, Vereda da Salvação, brings in its thematic dichotomies resulting from the Brazilian social structure. It is sought here to point out the way the author reproduces literally the mismatches of that convulsive universe, taking into consideration the whole of his dramaturgy.

KEYWORDS: Brazilian theatre. Jorge Andrade. Vereda da salvação.


DA IRLANDA PARA O IRLANDÊS: UM PERCURSO (DES)ESTRUTURADOR DA IDENTIDADE NACIONAL EM THE PLOUGH AND THE STARS (1926)

FROM IRELAND TO THE IRISH: (DE)CONSTRUCTING A TRAJECTORY OF THE NATIONAL IDENTITY IN THE PLOUGH AND THE STARS (1926)

- Cláudia PARRA

 

RESUMO: O teatro, uma das principais manifestações literárias e artísticas da Irlanda, teve um papel importante na relação entre literatura e identidade nacional. Sean O’Casey, dramaturgo irlandês, pode, em uma de suas performances apresentadas no Abbey Theatre, ilustrar como uma produção artística exerce impacto na representação de nacionalidade para uma sociedade. Em The Plough and the Stars (1926), O’Casey retratou pessoas comuns que tiveram suas vidas, bem como suas identidades, afligidas porideais nacionalistas. Partindo do pressuposto de que a identidade de um sujeito é produzida com base em elementos culturais, nosso objetivo é constatar de que maneira o sujeito irlandês, durante a Easter Rising (Revolta da Páscoa) em 1916, foi retratado na peça em termos de suas identidades culturais, mais especificamente a identidade nacional.  Buscamos comprovar processos de construção e/ou desconstrução do estereótipo promovido por meio do discurso nacionalista irlandês. Para fins de análise, consideramos duas personagens centrais diante de um sistema de representação cultural originadora de sentidos que influenciam ações e a concepção de existência do indivíduo e identificamos como O’Casey, ao reviver no teatro uma das mais marcantes revoltas irlandesas, abordou a cultura nacional na representação das personagens.

PALAVRAS-CHAVE: Identidade nacional. Irlanda. Teatro. Sean O’Casey.

ABSTRACT: Drama, one of the foremost literary and artistic events in Ireland, played an important role in the relationship between literature and national identity. In one of his performances at the Abbey Theatre, Sean O’Casey, Irish playwright, could illustrate how an artistic production impacts on the representation of nationality for a society. In The Plough and the Stars (1926), O’Casey portrayed ordinary people who had their lives, as well as their identities, affected by nationalistic ideals. Assuming that the identity of a subject is produced on the basis of cultural elements, our aim is to investigate how the Irish subjects during the Easter Rising in 1916 were portrayed in the play in terms of their cultural identities, more specifically the national identity. We seek to demonstrate processes of construction and/or deconstruction of the stereotype promoted through the Irish nationalist discourse. For purposes of analysis, we consider two central characters before a system of cultural representation as source of senses that influence actions and conception of the individual’s existence and identify how O’Casey, by reviving in drama one of the most striking Irish revolts, approached the national culture in the representation of the characters.

KEYWORDS: National identity. Ireland. Theatre. Sean O’Casey.


RESENHAS

SEAMUS HEANEY: IMAGINAÇÃO, REELABORAÇÃO E INTERVENÇÃO

- Fernando Aparecido POIANA

 


INICIAÇÃO CIENTÍFICA

ASPECTOS DA POESIA DE CAIO FERNANDO ABREU

ASPECTS OF THE POETRY OF CAIO FERNANDO ABREU

- Kaio Victor Dos Santos RIBEIRO

 

RESUMO: A prosa de ficção de Caio Fernando Abreu tem sido destacada no cenário contemporâneo brasileiro, principalmente nas três últimas décadas. Porém, em 2012 veio à tona a obra Poemas nunca publicados de Caio Fernando Abreu, organizada por Letícia da Costa Chaplin e Márcia Ivana Lima e Silva, que revela a produção em versos do escritor. Neste artigo, faremos apresentação de aspectos marcantes dessa produção poética, ainda pouco conhecida. Para os apontamentos, levaremos em conta quatro poemas: “Breve memória”, “16”, “Rômulo” e “Stone Song”.

PALAVRAS-CHAVE: Caio Fernando Abreu. Poesias. Poesia brasileira contemporânea.

ABSTRACT: Caio Fernando Abreu’s prose fiction has been prominent in the Brazilian contemporary scene, especially in the last three decades. However, in 2012 the work Poemas nunca publicados de Caio Fernando Abreu (“Never published poems by Caio Fernando Abreu”) was issued, organized by Letícia da Costa Chaplin and Márcia Ivana Lima e Silva, which reveals the verse production of the writer. In this article, we will present notable aspects of this poetic production, still little known. For the notes, we will take into account four poems: “Breve memória”, “16”, “Rômulo” and “Stone Song”.

KEYWORDS: Caio Fernando Abreu. Poetry. Contemporary bralizian poetry.